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Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória – Desafios à Escola e aos Professores

 
Foto de Marco Rodrigues
Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória – Desafios à Escola e aos Professores
por Marco Rodrigues - Domingo, 6 Junho 2021, 23:05
 


Descrição

Com base no documento “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” referente ao Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho, apresenta-se uma ação de formação elucidativa sobre as novas medidas a adotar por todos os membros da comunidade educativa, em todos os estabelecimentos de educação e ensino nacionais. Estas medidas visam implementar novas estratégias de ação pedagógica, designadamente ao nível currícular, no planeamento e na concretização das avaliações (internas e externas) do ensino e da aprendizagem, bem como ao nível da formação do aluno enquanto cidadão responsável, autónomo e ativo na sociedade em que vive.

Esta ação de formação justifica-se com base na crescente necessidade dos docentes em aprofundar as linhas orientadoras deste novo referencial curricular que integra, não só o estabelecimento do Perfil dos Alunos  como também das Aprendizagens Essenciais.

Objetivos

  • Compreender os princípios orientadores que definem o Perfil do Aluno do Século XXI.
  • Contribuir para um modelo de escolaridade que vise a qualifiação individual e a cidadania democrática.
  • Desenvolver e pôr em prática os valores por que se deve pautar a “Cultura de Escola”.
  • Promover as áreas de competências dos alunos, que englobam os Conhecimentos, as Capacidades e as Atitudes.
  • Aplicar alterações de práticas pedagógicas e didáticas de forma a adequar a globalidade da ação educativa às fialidades do perfil de competências dos alunos.
  • Compreender o contexto das políticas curriculares atuais.
  • Adequar o Referencial Curricular para a construção das aprendizagens essenciais ao perfil dos alunos.

Formadora

Marta Costa é formadora certificada pelo IEFP e pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. É licenciada em Psicologia Escolar e da Educação desde 2007 e é membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Concluiu o Curso de Formação Profissional de E-Learning para Formadores, tendo já acumulado mais de 1900 horas de experiência em várias temáticas na área da Psicologia, Educação, Educação Especial, Saúde Mental, Desenvolvimento Infantil/Pessoal, Comportamental e Sociologia ministradas a diversas populações-alvo, em mais de 80 grupos de formação.

Colaboradora enquanto psicóloga no site Mãe-Me-Quer, em artigos do jornal i e do Jornal Montepio Jovem, bem como em artigos da Revista Sábado e da Revista Moda Kids, com a redacção/colaboração de/em artigos relacionados com a Psicologia, a Escola e a Educação.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.


Datas

Início: 14 jun 2021

Fim previsto: 08 julh 2021


Duração

25 horas


Modalidade

E-learning

Área de Formação

C

Destinatários

Professores de todos os grupos de recrutamento


 Público geral - 94€

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