Descrição
A ação de formação centra-se na construção de uma escola inclusiva, com enfoque nas dimensões essenciais a trabalhar no contexto das práticas, designadamente, a flexibilização, a articulação curricular e a interdisciplinaridade.
Pressupõe discutir conceções, no âmbito de uma abordagem curricular mais aberta e abrangente, associada à valorização de práticas de gestão curricular adequadas, numa lógica de construção partilhada e reflexiva.
Objetivos
- Identificar os fundamentos para o trabalho de articulação e flexibilização curricular no contexto da comunidade educativa inclusiva.
- Discutir os princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo: trabalho de natureza multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; práticas diversificadas e centradas nos alunos.
- Compreender as metodologias ativas e a sua contribuição para as opções curriculares e pedagógicas.
Formadora
Giovana Pires é formadora e investigadora nas áreas da Diversidade, Inclusão, Educação Especial e Práticas Pedagógicas. Doutora em Educação na área de Formação de Professores (Instituto de Educação/Universidade de Lisboa. Mestre em Educação Especial com Pós-graduação nas áreas de Gestão da Formação (INEP/Lisboa) e Psicologia aplicada no ramo da Psicopedagogia (Universidade Federal do Ceará/Brasil). Licenciada em Educação de Infância com reconhecimento das habilitações profissionais pela Direção Geral de Administração Escolar (DGAE) e Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL).
Acreditação
Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação de Escolas Almadaforma, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.
Datas
Início: 28 set 2020
Fim previsto: 26 out 2020
Parceria
AlmadaForma – Centro de Associação de Escolas do Concelho de Almada
Destinatários
Professores de todos os grupos de recrutamento