Descrição
As competências tecnológicas são cada vez mais vitais nos dias de hoje em todas as actividades e nos docentes em particular.
Numa sociedade da informação onde grande parte dos alunos convivem e lidam diariamente com as tecnologias, torna-se imperativo que a escola se mantenha actual.
Esta formação pretende trabalhar várias competências necessárias aos docentes de hoje.
Essas competências passam por dar aos docentes maiores conhecimentos técnicos a nível dos conceitos e ferramentas tecnológicas como o Moodle.
Adquirir conhecimentos quanto ao novo paradigma de e-learning, sendo esses conhecimentos aplicados quer numa perspetiva à distância, quer numa perspetiva presencial ou mista (b-learning).
Objetivos
Este curso tem como objectivo ajudar os formandos a criar, planificar, acompanhar e avaliar cursos através do regime de e-Learning (presencial ou distância) na perspectiva de e-Formador/e-Tutor promovendo o envolvimento, criatividade, motivação e aprendizagem, por parte dos seus e-alunos/e-formandos.
- Capacitar os participantes a compreenderem as características muito próprias de um e-formador;
- Compreender como adequar diferentes recursos tendo em conta as circunstâncias próprias e os contextos de e-learning;
- Adquirir ou consolidar conhecimentos técnicos em termos da plataforma Moodle (a mais utilizada em contexto de escola e muito usada numa perspectiva de e-learning);
- Conseguir compreender as mais-valias pedagógicas e didácticas que as novas tecnologias podem trazer para educação;
- Dar a conhecer algumas ferramentas tecnológicas com diferentes características de forma a se adequarem as ferramentas certas ao contexto certo;
- Proporcionar aos participantes a possibilidade de criação de vários recursos e a sua utilização em diversos contextos de e-learning.
Formador
Ricardo Oliveira é licenciado na área do Ensino da Matemática e Ciências Naturais; mestre em Educação, desde 2008, especialização em Informática Educacional, pela Universidade Católica de Lisboa, e doutor em Educação, desde 2018, especializado em Educação a Distância e e-Learning, pela Universidade Aberta, tendo desenvolvido a sua tese de investigação na área da Avaliação Digital.
Para além do ensino, desde 2001 que se dedica à formação de diversos públicos, particularmente de professores e formadores, em inúmeras ferramentas e metodologias relacionadas com a tecnologia aplicada à educação, tanto em regime presencial como à distância. Nesse percurso, tem agregado competências técnico-pedagógicas relacionadas com o desenho e o desenvolvimento de cursos de formação, adaptados ao público e às necessidades formativas, com particular cuidado com a metodologia e com a criação dos recursos e tarefas de aprendizagem mais apropriados.
Para além do ensino, desde 2001 que se dedica à formação de diversos públicos, particularmente de professores e formadores, em inúmeras ferramentas e metodologias relacionadas com a tecnologia aplicada à educação, tanto em regime presencial como à distância. Nesse percurso, tem agregado competências técnico-pedagógicas relacionadas com o desenho e o desenvolvimento de cursos de formação, adaptados ao público e às necessidades formativas, com particular cuidado com a metodologia e com a criação dos recursos e tarefas de aprendizagem mais apropriados.
Acreditação
Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação de Escolas Almadaforma, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.
Datas
Início: 23 de junho 2020
Fim previsto: 21 de julho 2020
Duração
25 horas
Parceria
AlmadaForma – Centro de Associação de Escolas do Concelho de Almada
Modalidade
E-learning
Área de Formação
G – Tecnologias da informação e comunicação
Destinatários
Professores de todos os grupos de recrutamento