Notícias

Escola Inclusiva: Flexibilização, Articulação Curricular, Interdisciplinaridade

 
Foto de Ana Oliveira
Escola Inclusiva: Flexibilização, Articulação Curricular, Interdisciplinaridade
por Ana Oliveira - terça, 19 maio 2020, 19:52
 



INSCRIÇÕES: https://docs.google.com/forms/d/1W6Mq9RS-n2haXv4LNCyhLycdPl8aqyp06rKH6XhrQk0/edit


Descrição

A ação de formação centra-se na construção de uma escola inclusiva, com enfoque nas dimensões essenciais a trabalhar no contexto das práticas, designadamente, a flexibilização, a articulação curricular e a interdisciplinaridade.

Pressupõe discutir conceções, no âmbito de uma abordagem curricular mais aberta e abrangente, associada à valorização de práticas de gestão curricular adequadas, numa lógica de construção partilhada e reflexiva.

Objetivos

  • Identificar os fundamentos para o trabalho de articulação e flexibilização curricular no contexto da comunidade educativa inclusiva.
  • Discutir os princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo: trabalho de natureza multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; práticas diversificadas e centradas nos alunos.
  • Compreender as metodologias ativas e a sua contribuição para as opções curriculares e pedagógicas.

Formadora

Giovana Pires é formadora e investigadora nas áreas da Diversidade, Inclusão, Educação Especial e Práticas Pedagógicas. Doutora em Educação na área de Formação de Professores (Instituto de Educação/Universidade de Lisboa. Mestre em Educação Especial com Pós-graduação nas áreas de Gestão da Formação (INEP/Lisboa) e Psicologia aplicada no ramo da Psicopedagogia (Universidade Federal do Ceará/Brasil). Licenciada em Educação de Infância com reconhecimento das habilitações profissionais pela Direção Geral de Administração Escolar (DGAE) e Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL).

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação de Escolas Almadaforma, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Datas

Início: 27 de maio 2020

Fim previsto: 15 de junho 2020


Duração

25 horas

Parceria

AlmadaForma – Centro de Associação de Escolas do Concelho de Almada

Modalidade

E-learning

Destinatários

Professores de todos os grupos de recrutamento


87€ Público geral


INSCRIÇÕES: https://docs.google.com/forms/d/1W6Mq9RS-n2haXv4LNCyhLycdPl8aqyp06rKH6XhrQk0/edit