Notícias

Curso de Escrita Criativa em e-Learning

 
Fotografia de Marco Rodrigues
Curso de Escrita Criativa em e-Learning
por Marco Rodrigues - Sábado, 22 Outubro 2016, 21:12
 

Escrita Criativa

CALENDARIZAÇÃO

De 7 a 25 de novembro de 2016

 

FORMATO

e-Learning

 

DESTINATÁRIOS

Professores que queiram desenvolver competências ao nível da Escrita Criativa e Professores dos grupos de recrutamento 110, 200, 220, 300.

 

ACREDITAÇÃO

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação AlmadaForma e com o SINAPE, com 1 crédito para efeitos de progressão na carreira Docente.

 

DURAÇÃO

25 horas

 

OBJETIVOS GERAIS

– Estimular a exploração da criatividade individual por parte dos formandos;

– Encorajar o desenvolvimento do ensino de competências linguísticas de forma criativa;

– Estimular o prazer de ensinar e aprender a língua recorrendo à sua manipulação escrita;

– Mobilizar uma componente criativa no ensino curricular da língua portuguesa;

– Criar elo de ligação entre comunidades de falantes / pedagogos da língua portuguesa;

– Promover ambientes educativos motivadores e criativos, recorrendo a materiais e suportes variados;

– Incrementar o domínio das novas tecnologias e explorar suportes plausíveis de estimular o gosto pela escrita.

 

RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA AÇÃO

Estudos do âmbito da neurociência têm permitido uma análise cada vez mais especializada do processo de ensino e aprendizagem, obrigando a escola atual a repensar velhos modelos. A plasticidade cerebral possibilita a interligação de processos morfológicos, fisiológicos e comportamentais, permitindo, por exemplo, reter e arquivar nova informação. Contudo, as funções cognitivas são potenciadas quando a criatividade é estimulada desde cedo. Desta forma, cabe à escola a maximização de oportunidades de expressa?o criativa nos processos de ensino e aprendizagem, fortalecendo comportamentos que preparem o aluno a pensar de uma maneira autónoma, flexível e imaginativa. Assim, a importância que a escrita criativa assume passa, também, pelo domínio desta competência, potenciando a aprendizagem e motivando o desenvolvimento do pensamento divergente e o papel que a criatividade pode ter para encontrar soluções, quer a nível académico, quer a nível social e profissional.

Participar numa ação de formação que integre a escrita criativa em formato e-learning, possibilitará ao formando apreender de modo privilegiado a mais valia que uma educação plural, inclusiva, estruturada e partilhada tem no mundo atual. O uso de tecnologia aplicada à aprendizagem com estas caraterísticas apresenta várias vantagens incontornáveis: redução de custos, colaboração à distância, acessibilidade, gestão temporal adequada às caraterísticas individuais, combinação de comunicação síncrona e assíncrona, permitindo respeitar o ritmo de aprendizagem de cada formando, acesso a modelos pedagógicos colaborativos, desenvolvimento do conhecimento de forma contínua, cíclica e fluída. Tudo isto faz com que o e-learning, e em especial a formação à distancia, ganhem relevo.


PLANO CURRICULAR


MÓDULO 1

Texto poético: da lírica canónica ao poema visual. Prática de escrita criativa onde serão realizados exercícios de tipologia poética, individual ou cooperativamente, antecedidos dos objetivos a atingir, com recurso à auto e hetero avaliação. Alguns dos exercícios serão transpostos para o módulo seguinte. Desta forma, os módulos poderão encadear-se em momentos pré- determinados pela natureza dos objetivos a atingir e atividades a realizar.

 

MÓDULO 2

Texto narrativo: narrador, tempo, espaço, descrição, personagens. Prática de escrita criativa onde serão realizados exercícios de tipologia narrativa, individual ou cooperativamente, antecedidos dos objetivos a atingir, com recurso à auto e hetero avaliação. Alguns dos exercícios serão transpostos para o módulo seguinte. Desta forma, os módulos poderão encadear-se em momentos pré- determinados pela natureza dos objetivos a atingir e atividades a realizar.

 

MÓDULO 3

Escrita iterativa: experimentação de recursos on-line para escrever criativamente. A metodologia recorrerá, ainda à: leitura e análise de documentos de referência e bibliografia específica, relacionados com os exercícios práticos propostos, discussão e reflexão sobre as práticas realizadas e a aplicar no processo de ensino e aprendizagem com alunos, trabalhos individuais e trabalhos em grupo.


FORMADORES:

Dulce Gonçalves

João Mouro


PAGAMENTO:

Pagamento por transferência bancária (após efetivar a transferência, solicitamos que  remeta o respetivo comprovativo para o emaildep.financeiro@clickprofessor.pt).

 

DADOS DE PAGAMENTO

Nº de Conta (CGD)         0706 005391 530
IBAN                                     PT50 0035 0706 00005391 530 75
Swift/BIC                            CGDIPTPL

 

VALOR

75€ (IVA incluído)


PRÉ-INSCRIÇÃO AQUI